
Ensino Fundamental I
O Ensino Fundamental I do Colégio Equipe visa fornecer aos alunos uma formação abrangente e significativa, abordando aspectos educacionais, físicos, emocionais e sociais. Os conteúdos estudados são relacionados a situações reais, tornando o conhecimento ainda mais relevante.
Nossas unidades possuem uma infraestrutura completa, com espaços que estimulam a aprendizagem e permitem que os alunos recebam atenção individual para que suas dificuldades e capacidades sejam identificadas e trabalhadas ao longo das aulas.
Metodologia pedagógica do Ensino Fundamental I
A metodologia pedagógica adotada no Ensino Fundamental I é baseada no estímulo ao desenvolvimento integral do aluno para que ele se torne protagonista de sua própria história enquanto um ser crítico, criativo e portador de valores essenciais para uma boa convivência em sociedade, como responsabilidade, empatia e trabalho em equipe.

Objetivos pedagógicos
Os objetivos pedagógicos do Equipe foram formulados conforme o estipulado na Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
- Atuar com base em práticas pedagógicas transformadoras, que trabalhem o desenvolvimento pleno, a integração curricular e a visão de mundo do estudante;
- Trabalhar as competências previstas na BNCC;
- Criar uma relação de proximidade entre família e escola, com destaque para a importância da família em todo o processo;
- Dar a devida importância ao protagonismo e autonomia durante o período de estudos;
- Desenvolver atividades que trabalhem aspectos sociais e intelectuais;
- Criar um ambiente de estudo e uma rotina com participação de profissionais.
Infraestrutura
A infraestrutura do colégio Equipe é um dos seus grandes destaques. Os alunos podem usufruir de diversos espaços cuidadosamente desenvolvidos, que estimulam a aprendizagem e tornam o tempo de permanência na escola mais prazeroso.
Biblioteca interativa
A biblioteca possui livros atualizados e sistema multimídia, criando um ambiente de aprendizagem integrado, que está disponível para todos os alunos desde o Ensino Infantil. Ademais, a configuração do espaço favorece a concentração e o trabalho colaborativo.

Brinquedoteca
A brinquedoteca foi desenvolvida para estimular o desenvolvimento pessoal e as práticas sociais nas crianças, por meio de jogos, brinquedos e recursos pedagógicos. Nela, os alunos são expostos a atividades livres e mediadas, que promovem aprendizagem e diversão. O espaço está disponível para alunos desde a Educação Infantil até os primeiros anos do Ensino Fundamental I.
Ateliê de descobertas
É um espaço criado para desenvolver habilidades cognitivas, motoras e linguísticas em crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental. Nesse ambiente, os alunos se envolvem em jogos e recursos pedagógicos orientados por profissionais.
Mídia Lab
O Mídia Lab estimula o lado criativo e artístico dos alunos, ajudando-os a desenvolver suas habilidades musicais e audiovisuais. O laboratório de produção audiovisual é equipado com todos os recursos necessários para as crianças aprenderem a criar, editar, dirigir e atuar em vídeos, músicas e áudios.
Cozinha Experimental no Ensino Fundamental I
A Cozinha Experimental do Ensino Fundamental I permite que os alunos aprendam sobre alimentação de maneira prática em um ambiente de laboratório, com pia, utensílios e fogão.
Além dos conhecimentos envolvendo culinária, o aprendizado se estende a outras disciplinas, tendo como base as receitas. Assim, é possível usar o conteúdo para falar sobre linguagens, matemática e ciências
Espaço Maker
Esse é um espaço de experimentação e descoberta, em que os alunos são expostos a um ambiente prático para trabalhar em projetos pedagógicos interdisciplinares que abordam a cultura maker, ou seja, o “faça você mesmo”, fomentando, assim, a independência.
Laboratório Educativo de Informática e Tecnologia da Informação (LEITI)
Nesse laboratório, alunos e professores são estimulados a estabelecer um contato mais próximo com a tecnologia para utilizá-la de forma eficaz durante o processo de aprendizagem. Os espaços são usados para pesquisas e projetos que auxiliam no desenvolvimento da linguagem digital e tecnológica.
Laboratório de Inteligência de Vida (LIV)
É um ambiente flexível dedicado à educação socioemocional. Nele, os alunos são estimulados ao debate e à reflexão para o desenvolvimento do pensamento crítico. O espaço pode ser organizado de várias formas, conforme a necessidade da atividade, havendo recursos pedagógicos sempre à disposição.
Área Externa de Banho
Na área externa para banho, os alunos participam de atividades aquáticas recreativas, ao mesmo tempo em que são trabalhadas questões como higiene, cuidados pessoais e vida saudável.
Playground Sensorial
Por meio de atividades sensoriais envolvendo texturas, cheiros, sabores e cores, os alunos aceleram seu desenvolvimento cognitivo, linguístico, emocional e social.

Estratégias pedagógicas do Ensino Fundamental I
As estratégias pedagógicas adotadas no Ensino Fundamental I garantem um aprendizado mais eficiente, respeitando as características de cada aluno.
Plano de estudo individualizado
Os alunos realizam um “Simulado Diagnóstico” no início do ano letivo, tornando possível determinar o nível de aprendizagem de cada um para a elaboração de um plano de estudo personalizado.
Ambientes de Aprendizagem
Os ambientes de aprendizagem foram criados para estimular o aluno de forma prática em diferentes situações, melhorando sua capacidade de solucionar problemas e aumentando sua criatividade.
Tutoria
Estratégias de reforço são desenvolvidas para alunos que apresentam rendimento abaixo do esperado durante as avaliações bimestrais. Eles são orientados por professores que se revezam, conforme a necessidade.
Produção textual
Os alunos produzem textos semanalmente e participam de atividades avaliativas mensais para se tornarem aptos a trabalhar com os mais diversos gêneros textuais. Isso porque sabemos a importância que esse tipo de conhecimento tem para o futuro dos estudantes, sendo indispensável para conseguir boas colocações no Enem e no vestibular.
Acompanhamento Psicopedagógico
O Colégio Equipe possui pedagogas preparadas para fornecer todo o suporte psicopedagógico aos alunos. Quando necessário, eles são encaminhados para o atendimento psicológico educacional.
Uso da Tecnologia no Ensino Fundamental I
No Ensino Fundamental I, os alunos são incentivados a se apropriarem da tecnologia de forma ativa, utilizando-a como elemento de inovação e pensamento reflexivo. Assim, as novas tecnologias tornam-se parte do processo de aprendizado para que o seu uso não se limite ao entretenimento.
Ao longo de toda a jornada estudantil, os alunos, professores e pais têm acesso a diversas soluções tecnológicas que facilitam o contato entre as partes e tornam todo o trabalho mais organizado e eficiente.

Algumas das soluções oferecidas são: controle de acesso para a entrada do aluno; controle de notas; geração de boleto; atendimento; rematrícula; boletim online e período de matrícula.
Em suma, as novas tecnologias vieram para ficar e podem ser usadas em diversas etapas da aprendizagem, permitindo que o aluno tenha acesso a uma base de informações importante no Ensino Fundamental I e em outras séries