A Universidade do Estado do Pará (Uepa) lançou na sexta-feira (29), o edital do Processo Seletivo (Prosel) 2022. São oferecidas 3.708 vagas, distribuídas entre Vagas para Cotistas (VC) e Vagas para Não Cotistas (VNC). Deste total, 2.140 são destinadas ao interior do estado e as demais, 1.568, para Belém.

Um total de 50% das vagas ofertadas no Prosel 2022 são para candidatos que cursaram e concluíram todas as séries do Ensino Médio em escolas da rede pública brasileira. As inscrições devem ser feitas no período de 4 a 25 de novembro, de forma on-line. A taxa é de R$60 e deve ser paga até o dia 26, do mesmo mês.

Acesse o edital do Prosel 2022 clicando aqui.

Para participar do certame, além da inscrição no site da Uepa, o candidato deve fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, marcadas para os dias 21 e 28 de novembro. Já os candidatos inscritos no curso de Licenciatura Plena em Música devem também fazer o Exame Habilitatório. De acordo com o edital, haverá prova teórica, de caráter presencial, em Belém, Santarém e Bragança, além de prova prática não presencial.

De acordo com a Uepa, será atribuído um bônus de 10% sobre a média aritmética das notas obtidas no Enem 2021 aos candidatos que tenham declarado no ato da sua solicitação de inscrição que concluíram ou estão concluindo, no Estado do Pará, a última série do Ensino Médio (ou equivalente), ou ainda que obtiveram a certificação do ensino médio por meio de exames, expedida por instituição localizada no Estado do Pará.

Estará automaticamente eliminado do Prosel 2022 o candidato que faltar em, pelo menos, um dia de prova do Enem 2021; obtiver nota inferior a 400 na Redação do Enem 2021 ou obtiver média aritmética das notas das áreas de conhecimento do Enem 2021 inferior a 400.

(Fonte: Uepa)