Um dos grandes desafios para os candidatos durante o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a prova de redação. Faltando 10 dias para a prova, a professora Cindy Hage, do Colégio Equipe, dá 10 dicas de como elaborar um bom texto e conseguir uma boa pontuação.

Ter cuidado e atenção na hora de ler a proposta de redação é um dos primeiros passos. Os textos de apoio que acompanham a prova são muito importantes para auxiliar no entendimento e podem ajudar na elaboração do texto. Mas, atenção: os textos não devem ser copiados de maneira alguma.

É importante estruturar sua redação utilizando argumentos de forma clara e objetiva, com introdução, desenvolvimento e conclusão. Fique atento às cinco competências avaliadas no Enem: domínio da norma culta da língua escrita, compreender a proposta da redação, coerência do texto, conhecimento dos mecanismos linguísticos e proposta de intervenção para o problema abordado.

Não esqueça de revisar seu texto antes de passar para a folha de redação de forma definitiva. Confira aqui 10 dicas da professora para fazer um bom texto:

1° – Ler sobre escritoras femininas – Vozes de mulheres – para usar como repertórios socioculturais na redação;

2° – Escolher repertórios LEGITIMADOS NAS ÁREAS DO CONHECIMENTO, além de serem pertinentes ao tema e, principalmente, produtivos à abordagem temática;

3° – Articular os 5 elementos válidos da proposta de intervenção: Ação, Agente, Meio/Modo, Finalidade e Detalhamento;

4° – Articular uma boa tese, que seja opinativa e crítica;

5° – Articular sempre os argumentos e informações em ordem progressiva, de modo a otimizar a coerência textual;

6° – Articular elementos coesivos INTRA e INTER PARAGRÁFOS;

7° – Evitar repetições excessivas de palavras;

8° – Compreender bem a proposta de redação – em sua integralidade, abordando todas as diretrizes propostas;

9° – Respeitar os limites estruturais do texto dissertativo- argumentativo;

10° – Por fim, cuidar da sua saúde mental e assistir a filmes e a documentários para auxiliarem na bagagem de repertórios.