A Universidade do Estado do Pará (Uepa) divulgou nesta sexta-feira (21) o listão dos aprovados no processo seletivo 2021. Dia de festa para os alunos Equipe, que garantiram aprovação em um dos vestibulares mais concorridos do estado.

Destaque para o curso de Medicina, que teve 30 calouros Equipe. Os alunos Equipe também garantiram as primeiras colocações. Eduardo Cunha Lobato conquistou o segundo lugar geral, no curso de Medicina. O terceiro lugar geral ficou com Maria Victoria Conde, também em Medicina.

Leonardo Machado Sampaio foi o quarto colocado geral. Cursar Medicina sempre foi o sonho dele, que também garantiu vaga na Universidade Federal do Pará, Centro Universitário do Pará (Cesupa) e Universidade de São Paulo (USP). Ele contou um pouco de como foi a preparação para as provas. “Desde o segundo ano me dediquei bastante, já sabia que eu queria Medicina, especialmente na Uepa e o Equipe sempre me ajudou demais, sempre confiei muito na equipe, nos professores, sempre recebi muitas dicas de como estudar, focado principalmente pro Enem, e acho que isso foi o diferencial, várias horas de estudo, sempre muito grato pelo apoio que o Equipe me deu”.

Helen Jost Evaldt também passou em Medicina, no 5º lugar geral. Mesmo com a dificuldade para criar uma rotina por conta da pandemia, ela conseguiu se organizar e alcançar a tão sonhada aprovação. “O ano foi difícil pra todo mundo e não foi diferente pra mim. Foi complicado por nunca ter tido aula on-line antes, mas o Equipe tentou dar o máximo suporte possível”, contou.

Preparação – Em um ano atípico, com aulas presenciais e on-line, ter o apoio de uma boa equipe foi o diferencial para muitos alunos. É o que destaca Mário Thauan Ponce, aprovado em 5º lugar no curso de Biologia. “O processo de aprovação foi um pouco mais difícil que o normal, levando em consideração o ano muito diferente, um ano que a gente começou com estudo remoto, híbrido. Foi difícil no começo se adaptar, mas o Equipe deu todo suporte, tanto os professores, quanto a diretoria ajudaram muito, a equipe pedagógica, psicólogos. Todos tentaram ao máximo ajudar a gente pra gente alcançar nossa aprovação”, disse.

Ele também falou da emoção de realizar o sonho de passar em Biologia. “Quando eu vejo que passei no curso que eu sonho desde o meu 7º ano, que eu passei entre os primeiros do meu curso, não tem explicação a sensação, a única coisa que dá vontade é de chorar”.

A aluna Larissa Petry foi aprovada em Relações Internacionais. Para ela, um momento de grande emoção. “Fiquei muito feliz, até porque nem todo mundo tem essa oportunidade, então fiquei muito emocionada e feliz de conseguir o que eu queria por tanto tempo. Os meus esforços e o Equipe foram essenciais pra eu conseguir minha vitória e minha aprovação”.

João Mateus Araújo foi o primeiro colocado no curso de Educação Física e destacou a alegria em conseguir uma vaga na Uepa. “A gente teve que se reinventar ficando em casa, foi uma batalha, mas com grande recompensa agora. Com o apoio da escola, a gente em casa, com dedicação, fazendo todos os simulados e exercícios, foi uma batalha boa de se combater e estou colhendo os frutos agora”.