Aluno Equipe é nota 1000 na redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)! O estudante Vinícius Adriano Coelho Amaral conquistou a nota máxima e foi destaque no Pará, onde apenas dois alunos conseguiram essa pontuação.
O tema desta edição foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. No Brasil, apenas 53 alunos tiraram nota 1000 na redação, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (17) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Vinícius conta que sua preparação ao longo do ano contou com muito treino. “Inicialmente, tentava fazer duas redações por semana, mas com o avanço dos estudos nas outras matérias acabei reduzindo para apenas uma por semana. Demorava por volta de 2h para fazer cada redação e sempre pegava uma dica durante a semana, um novo repertório para poder utilizar. Acabei usando um dos repertórios repassados em sala na redação do Enem. Foi ótimo ver a nota 1000 depois de tanto esforço”, diz.

Para a professora de redação Marcela Castro, além da preparação, o apoio da família faz toda diferença para alcançar uma boa pontuação. “É fruto da dedicação dele, o mérito é todo dele. Obviamente, se ele não tivesse uma família que desse à ele a orientação necessária para que fosse um menino responsável ao extremo, nada disso teria acontecido. Reitero, por mais que haja todo um trabalho por trás, sem uma família fenomenal e sem um aluno que se dedica, nada é possível”, afirma.
Segundo Marcela, para quem faz o Enem, o objetivo é chegar à uma nota possível para a aprovação, independente do curso escolhido. “O objetivo central é observar um padrão pré-existente na realidade do Enem, muito diferente de outras instituições, com seus vestibulares tradicionais. Observar o que há nesses textos nota 1000, ter um repertório sociocultural vasto bem adequado à atualidade, com algumas pinceladas naquilo que é clássico”.

ENEM – Apenas 53 redações em todo o Brasil tiveram a pontuação máxima. Os alunos são dos seguintes estados:
Alagoas: 1
Bahia: 1
Ceará: 6
Distrito Federal:2
Goiás: 4
Maranhão: 1
Mato Grosso do Sul: 1
Minas Gerais: 13
Paraíba: 1
Pará: 2
Pernambuco: 1
Piauí: 2
Rio Grande do Norte: 6
Rio de Janeiro: 6
São Paulo: 4