A química está relacionada com o a nossa vida e cotidiano mais do que imaginamos. Tudo que existe é formado por matéria e por ligações de moléculas de carbono, um dos elementos mais estudados do mundo. O ensino desta disciplina é importante para a compreensão dos fenômenos existentes.

O ensino tradicional da disciplina requer amplo conhecimento de um grande número de elementos, ligações, fórmulas e reagentes que são essenciais para a compreensão da química. Química é a ciência que estuda a matéria, as transformações e as variações de energia das transformações.  A grande quantidade de conteúdo teórico torna a disciplina mais rígida, dificultando o aprendizado. Por isso, são necessários diferentes meios para tornar as aulas expositivas e chamar a atenção dos alunos para o conteúdo.

Acompanhar a mudanças das transformações químicas, misturar elementos e observar diferentes estados físicos da matéria, tudo isso dentro de aulas práticas, são a melhor opção para um aprendizado completo. Quando o aluno manuseia o material e entra em contato com diferentes temperaturas e reagentes, conhecimento passa a ser integrado e consegue concretizar o que aprendeu e relacionar a teoria com a prática.

Tão importante quanto um bom conteúdo, é um laboratório seguro e completo, e para uma boa aula, diversos fatores devem ser considerados, como as instalações da escola, o material e os reagentes usados e as escolhas das experiências. Os materiais usados nas experiências devem não oferecer riscos aos alunos, pois passam por variações de temperatura. O experimento didático deve privilegiar o caráter investigativo e a curiosidade, permitindo que os alunos manipulem os objetos e aprendam com os erros e acertos.

Aulas dinâmicas com práticas expositivas e a realização de experimentos ajudam a aproximar a química vista na sala de aula do cotidiano dos alunos e a compreender o mundo, a humanidade e a natureza.

(Fonte: HomeLab Blog)

Como o Equipe trabalha isso?

Ciências da natureza – 6° ao 9° ano

Unidade temática: Conteúdos de química, física e biologia

Objeto de conhecimento: Conteúdos específicos por série

Habilidade: (EF06CI01) Classificar como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais (água e sal, água e óleo, água e areia etc.). – Ex.: 6° ano

(EF07CI12) Demonstrar que o ar é uma mistura de gases, identificando sua composição, e discutir fenômenos naturais ou antrópicos que podem alterar essa composição. – Ex.: 7° ano

(EF08CI01) Identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades. – Ex.: 8° ano

(EF09CI04) Planejar e executar experimentos que evidenciem que todas as cores de luz podem ser formadas pela composição das três cores primárias da luz e que a cor de um objeto está relacionada também à cor da luz que o ilumina. – Ex.: 9° ano

LABORATÓRIO: Os alunos do fundamental II possuem as disciplinas de ciências da natureza desmembradas em química, física e biologia. Os professores realizam atividades experimentais e práticas no laboratório de ciências da escola, com a finalidade de que o aluno possa aprender sobre os assuntos através da vivenciação e não apenas da teoria. Os professores destas disciplinas realizam trabalhos de forma individual e interdisciplinar.