Acompanhar as mudanças da tecnologia é um grande desafio. Ela está em constante evolução e, itens e serviços que antes pareciam tão distantes, hoje já podem virar realidade em um futuro próximo. Essas invenções devem melhorar a qualidade de vida e facilitar as atividades do dia-a-dia. Pensar nas pessoas é o foco.

Confira agora algumas das inovações tecnológicas que já são realidade e outras que devem estar à disposição das próximas gerações:

– Carros Autônomos

Uma das tecnologias mais promissoras e que em pouco tempo pode virar realidade são os carros autônomos. Imagina poder ser transportado em um carro que te leva ao destino sozinho, sem motorista? Os veículos começaram a ganhar investimentos há cerca de 10 anos e diversas montadoras já testam a novidade.

– App mostra localização de ônibus

Pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) criaram um aplicativo gratuito em que é possível compartilhar a localização de linhas de ônibus em Belém. Conheça mais aqui.

– Roupas Inteligentes

Elas já são realidade com as T-shirts OS e a calça #Hello. A camiseta tem 1,24 pixels em um espaço de 32 x 32 e permite que a pessoa controle alterações de formato e coloração, além de possuir uma microcâmera e um microfone, com acelerômetro e até alto-falantes. A calça, da empresa americana Joe’s só necessita de um pequeno cabo USB para realizar a transmissão de energia e já está disponível para venda.

– Nova energia nuclear

Projetos nucleares ganharam força e se mostram promissores para tornar a energia mais barata e segura. Exemplos disso são os reatores de fissão geração IV, uma evolução dos tradicionais. Desenvolvedoras de reatores de fissão geração IV, como a Canada Terrestrial Energy e a TerraPower, dos EUA, firmaram parcerias de pesquisa e desenvolvimento com empresas de serviços públicos, visando o fornecimento de rede a partir de 2020.

– Previsão de bebês prematuros

Prever um parto prematuro está entre uma das promessas na área da saúde. O bioengenheiro da Universidade de Stanford, Stephen Quake, achou uma maneira mais fácil de detectar e sequenciar as pequenas quantidades de material genético cell-free no sangue. Antes a coleta desse material exigia formas invasivas, como perfurar a barriga da grávida para realizar uma amniocentese, agora os pesquisadores conseguem apenas com uma pequena amostra do sangue.

– Vacinas personalizadas contra o câncer

Se funcionar conforme o esperado, a primeira vacina personalizada contra o câncer acionará o sistema imunológico de uma pessoa para identificar um tumor por meio de suas mutações únicas.

A startup alemã BioNTech é uma das pioneiras no assunto. Em 2008, a empresa apresentou evidências convincentes de que uma vacina contendo cópias dessas mutações poderia catalisar o sistema imunológico do corpo para produzir células preparadas para procurar, atacar e destruir todas as demais células cancerígenas.

– Carnes feitas em laboratório

A Organização das Nações Unidas (ONU) prevê que o mundo tenha 9,8 bilhões de pessoas até 2050. Até essa data, de acordo com as previsões, os humanos consumirão 70% mais carne do que em 2005. Algumas empresas estão trabalhando na criação de carnes cultivadas em laboratórios. Elas são feitas a partir do tecido muscular de animais e cultivadas em biorreatores. O produto final é bem parecido com o original, mas o gosto ainda não.

– Saneamento sem esgotos

Cerca de 2,3 bilhões de pessoas não têm acesso a um bom saneamento. Agora, os pesquisadores estão trabalhando para construir um novo tipo de banheiro que seja barato o suficiente para o mundo em desenvolvimento, e que possa não apenas descartar o lixo, mas também tratá-lo.

(Com informações de Canal Tech e Folha Vitória)