A tecnologia mudou quase tudo no mundo em que vivemos, desde o trabalho e até na maneira como nos relacionamos. A educação também é muito impactada atualmente pela evolução da tecnologia.

O impacto da tecnologia é revolucionário e previsível. No ramo dos negócios, ela estimulou a mudança de poder das instituições para os clientes, auxiliou no surgimento de plataformas e startups e, com isso, refazem os mercados de trabalho tradicionais.

A inovação impulsionada pela tecnologia é uma forma de ampliar a imaginação corporativa e permitir que empresas se adaptem e possam crescer ao mercado moldado pela tecnologia.

Na educação, o advento da tecnologia gera expectativas sobre o uso de itens como tablets e smartphones para auxiliar nas aulas e como será a escola do futuro. Lembrando que isso vai muito além de substituir a lousa pelo quadro digital.

Com o mundo cada vez mais conectado, analistas da indústria acreditam que o uso da Inteligência Artificial (AI, sigla em inglês) deve crescer 45% até 2021, segundo o site Technavio. A AI facilita tarefas como a classificação dos alunos, inclusão de conteúdos e personalização do processo de ensino. Muitas plataformas online também já estão disponíveis e permitem que alunos possam aprimorar seus conhecimentos.

Para Ana Penido, diretora do Instituto Inspirare, a tecnologia no ambiente escolar pode ser usada de diferentes maneiras. Entre as vantagens citadas está a de permitir a equidade. Independente do lugar, as pessoas podem ter acesso às mesmas ferramentas. A tecnologia também permite a personalização, utilizando jogos, videoaulas, podcasts, etc, para diferentes tipos de aprendizado.

A melhoria da qualidade de ensino é mais uma das maneiras apontadas para o uso da tecnologia. Recursos digitais dinâmicos e interativos ajudam a aplicar o conhecimento. É válido ainda ressaltar que a tecnologia não substitui o educador, mas dá à eles ferramentas para automatizar tarefas e planejar aulas.

É necessário estar sempre atento a todas as novidades tecnológicas que surgem e buscar maneiras de integrá-las ao cotidiano dos alunos, de acordo com o intuito das instituições educacionais.

(Com informações de Escola em movimento e IT Fórum 365).