Os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 tiveram acesso ao espelho da redação no dia 19 de março. O tema desta edição foi “Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet” e apenas 55 estudantes – de mais de 4 milhões – alcançaram nota mil em seus textos.

Em janeiro, o Brasil Escola fez uma reportagem com oito estudantes nota 1000 na redação do Enem. Agora, disponibilizamos as redações de sete estudantes nota máxima na redação do Enem.

Fonte: Brasil Escola (Leia a matéria na íntegra)

Comentário do professor João Vicente:

  • A competência II constitui uma parte valiosa da Redação Enem, levando-se em consideração a abrangência daquilo que é exigido nesse quesito avaliativo, uma vez que, para atingir a tão sonhada nota máxima, é necessário contemplar as propriedades do texto dissertativo-argumentativo, compreender exatamente o que está sendo orientado na temática apresentada, além de demonstrar conceitos – adquiridos durante todo o percurso escolar – das diversas áreas do conhecimento.
  • Tendo em vista os critérios exigidos, nesse momento, é importante nos atermos a algumas possibilidades de realizar a inserção dos diversos conhecimentos acumulados como fatores de fundamentação das opiniões trazidas à produção textual. Tal prática comumente é vista como dificultosa pelos alunos, visto que exige atenção máxima quanto às maneiras de relacionar assuntos que parecem, muitas vezes, distintos. Entretanto, é importante pontuar que as temáticas, de maneira geral, separam-se em eixos que se assemelham e conversam entre si, possibilitando uma relação aproximada e muito possível de ser realizada, isso, claro, por meio da prática exercida ao longo do ano de preparação.
  • É imprescindível compreender, portanto, que o olhar de um candidato ao ENEM deve ser direcionado a partir do momento em que ele se submete à missão de realizar a prova, ou seja, todas as notícias, os filmes, as leituras, as revistas, os sites renomados são fontes vivas e urgentes de repertório, uma vez que possibilitam a aprendizagem e o conhecimento sobre os mais diversos assuntos que são discutidos em sociedade, não apenas no contexto hodierno, mas também em relação a questões históricas, responsáveis por definir os rumos das comunidades. Portanto, a partir dessa concepção, é indispensável afirmar que, para qualquer temática, há a existência de conhecimentos variados, conceitos, repertórios, basta que o olhar do autor esteja sempre em busca de articular os elementos disponíveis, buscando, constantemente, a execução daquilo que é exigido.
  • Dica: para uma melhor organização dos conhecimentos adquiridos, é importante que haja a construção de uma sistematização de informações, dessa forma, construa o seu “diário de repertório”, nesse espaço você irá registrar, de maneira sintetizada, todos os conceitos considerados importantes de acordo com a sua percepção crítica.