Neste sábado (25), o Colégio Equipe realizou mais uma edição da Feira de Profissões. Ao longo do dia, os estudantes puderam visitar os estandes de diversas instituições de ensino superior e tirar dúvidas para auxiliá-los na escolha da futura profissão.

Os estudantes conversaram com universitários e puderam conhecer mais sobre as disciplinas dos cursos, os assuntos abordados e os campos de atuação profissional. Também era possível verificar como funcionam os processos seletivos e as formas de ingresso nas universidades.

“Esse evento é muito importante porque os alunos vão encontrar as principais faculdades, tanto públicas quanto privadas, e também com aqueles cursos de interesse. Aqui é basicamente uma festa onde ele vai poder reencontrar os amigos, ex-alunos do Equipe também e tirar as principais dúvidas, se é que restam. Se o aluno tiver decidido por tal curso, é importante que ele venha conhecer mais sobre o curso, conversar com alguém da área e saber mais do funcionamento dele”, ressaltou o professor Francisley Rodrigues.

Mesmo já tendo escolhido qual curso irá fazer, a estudante Gabriela Trindade, do 2º ano do ensino médio, foi prestigiar a feira e conversar com outros alunos. “Eu descobri o que eu quero, gosto muito de ciências humanas, filosofia, sociologia e ajudar a sociedade a ser uma coisa melhor. Acho que encontro isso no Direito”, disse.

O universitário João Motta, do curso de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), participou com expositor e ajudou a tirar as dúvidas dos alunos. “Viemos apresentar um pouco de como é o curso, a divisão do curso dentro da faculdade e o que ela vai proporcionar de pesquisa, extensão e ensino, que é o tripé que sustenta a UFPA”.

Estiveram presentes na feira de exposições a UFPA, Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Faculdade Estácio, Devry Faci, Uninassau, Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), Centro Universitário do Pará (Cesupa), Universidade da Amazônia (Unama), Escola Superior da Amazônia (Esamaz) e Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra). O Centro de Instrução Almirante Braz de Aguiar (Ciaba) também participou do evento.

Os participantes ainda puderam conhecer programas oferecidos pelo Colégio Equipe, como o High School e o The Masters. O primeiro permite que os alunos estudem o currículo americano em paralelo ao currículo brasileiro. Já o segundo, leva os estudantes para uma competição internacional de empreendedorismo.

Ainda na feira de exposições, era possível conhecer o trabalho da Editora SEE e do Espaço Maker, onde os alunos desenvolvem projetos com o auxílio da robótica, programação, eletrônica e realidade aumentada.

PALESTRAS – A programação contou com as palestras “Praticando o repertório sociocultural”, com os professores Ivan Veloso, Áthila Kzam, Mateus Norman, Thiago Paiva e Marcelo Lopes; e “Mais um passo”, com Roberto Tuelho, sobre motivação, empreendedorismo e superação de desafios.

O Grupo Ciência em Show encerrou a programação da feira com uma apresentação que ensinou ciência de uma maneira simples e descontraída.