Exposição de livros, dança, teatro, contação de histórias, sessões de cinema e oficinas. Assim iniciou nesta quinta-feira (25), a II Feira do Livro de Canaã dos Carajás, no Colégio Equipe. Serão três dias de programação, envolvendo alunos, professores, pais e/ou responsáveis e comunidade em geral. A Feira é aberta ao público.

Estudantes aproveitaram para conhecer os estandes

“A Feira é para vocês, espero que possam desfrutar da magia da leitura e da cultura”, disse o diretor Joaci Lima, durante a abertura oficial do evento. “Essa é uma parceria da escola com a família. Aqui está refletido aquilo que acreditamos como escola, como educação”, completou o professor Bruno Cicalise. A diretora executiva do Sistema de Ensino Equipe, Karla Cancela, destacou a diversidade da programação e a importância da participação da população . “Vai ter muita diversão, Ciência em Show, Giramundo. Chamem os amigos, vizinhos, mãe, pai para visitarem os estandes. Aproveitem a Feira”, afirmou.

As crianças adoraram os livros infantis

A programacão iniciou com contação de histórias para as crianças. Hozana Costa e Rose Costa divertiram os pequenos com o espetáculo “Três Histórias”. Há cerca de dez anos atuando como contadoras de histórias, elas falam da emoção de estar perto das crianças. “O brilho no olhar deles nos preenche”, disse Hozana. “Cada vez mais tenho certeza que a história é um caminho para falarmos com as crianças sobre qualquer tema que precisar. A gente tem acesso ao coração delas”, contou Rose. Elas também realizaram uma oficina de contação de histórias e mediação de leitura para os professores.

Abertura da II Feira do Livro de Canaã dos Carajás

O projeto Diálogos em Equipe também esteve presente no evento e realizou um bate-papo sobre a temática do Universo Geek. Uma roda de conversa, onde os participantes discutiram sobre personagens, filmes e quadrinhos. Completando a programação do dia, a palestra “Como se tornar um escritor publicado?” e a oficina de formação Google for Education.

Feira já está em sua segunda edição

Esta é a segunda edição da Feira do Livro em Canaã. A organização conta com a parceria de um grupo de mães de alunos, que desde a primeira edição auxilia na programação do evento. Uma delas, Leila Drummond, falou da importância da feira para o município. “A gente precisa disso em Canaã, trazer mais cultura, as crianças terem mais contato com os livros, com teatro, com danças. Nossa expectativa é que este ano seja melhor que o primeiro, onde mais de mil pessoas passaram por aqui”. “É uma oportunidade legal para as crianças. São estímulos que crianças e adultos precisam para usar mais a imaginação e a criatividade”, completou Poliana Paranaíba.

As mães Poliana, Aline e Leila

 

Já Aline Vilhena, destaca o legado que a feira traz para o município. “É muito bom encontrar a escola de portas abertas para criação desse espaço de cultura e conhecimento, uma vez que vivemos em uma cidade que é carente dessas questões, não existe nem livraria na cidade. “É uma feira do livro para a comunidade e isso é uma coisa muito bonita porque é uma semente que a escola está plantando numa comunidade que vai florescer. Daqui a alguns anos, a comunidade de Canaã vai ser mais culta, vai ter mais interesse por livros e por teatro”.

A II Feira do Livro de Canaã dos Carajás vai até o dia 27 de abril, no Colégio Equipe (Rua Sapucaia, 100).