Os estudantes do Colégio Equipe que participaram do The Masters desembarcaram em Belém no último sábado (27). Após duas semanas de competição, o grupo retornou com conhecimento multicultural e premiado em uma das competições.

O The Masters é uma competição internacional de empreendedorismo, que reúne estudantes de todo o mundo. O Equipe foi representado com uma comitiva de trinta alunos. Eles ficaram envolvidos em aulas, pesquisas e soluções de desafios por duas semanas.

Os participantes foram recepcionados pelos familiares.

A competição foi realizada em Londres, Inglaterra. O objetivo era criar um negócio do zero, baseando-se em um comando ou cenário específico. Esse ano, os estudantes precisavam criar uma empresa que vendesse produtos por assinatura, desenvolvendo todos os aspectos da empresa e realizando a apresentação para os jurados.

Além disso, a competição tinha o Talent Show, uma noite de apresentações livres; o Mixed Team Mystery Challenge e o Academic Challenge, desafios voltados para os negócios, sempre baseados em um tema/problema a ser resolvido.

O estudante Thiago de Azevedo, 16 anos, contou sobre a experiência de viver esse desafio. “Participar do The Masters foi uma experiência única na minha vida. Ter que lidar com responsabilidades e tarefas e, ao mesmo tempo, cuidar de mim e dos meus colegas foi algo que trouxe muito aprendizado pra mim. Além disso, o contato com pessoas da minha idade, de outras culturas, derrubou várias concepções que eu tinha, eu aprendi sobre como a vida é em outros países, sobre inglês e sobre a convivência com pessoas diferentes”.

O estudante também destaca que a participação no The Masters trouxe muita experiência. “A melhor coisa que eu tirei dessa viagem foi o aprendizado, tanto sobre empreendedorismo e sobre como eu posso usar isso como ferramenta de crescimento pessoal e coletivo, quanto sobre a própria vida. Sinto que amadureci bastante a minha visão de mundo, bem como meus projetos para o futuro”, disse.

Participantes do The Masters 2019.

Mário Uchôa, 15 anos, estudante do 1º ano, afirmou que a participação no The Masters foi uma das melhores decisões que já tomou. “Pude abrir os olhos para o mundo a minha volta, entender muito sobre empreendedorismo e negócios de uma forma divertida e desafiadora. Senti que me tornei mais responsável, criei muitas amizades, além de amadurecer mentalmente. Foi a melhor experiência da minha vida. Acho que a parte que me senti grato por fazer parte do The Masters foi perceber quanto aprendi e me realizei como pessoa, estudante e amigo, entendi que o esforço é fundamental para o aprendizado e a amizade é importantíssima para toda minha vida”.

Premiação – Durante a competição, os alunos ganharam um prêmio. Conquistaram o primeiro lugar no Mixed Team Mystery Challenge, que envolveu mais de 10 times e cerca de 200 estudantes de diversos países. Essa é a segunda vez que o Equipe vence nesta categoria.

Juliana Maia, Marina Simões, Felipe Nunes, Anna Clara Dantas e Gabriella Amaral eram os integrantes da equipe Apple, o time vencedor. O desafio consistia em fazer formas geométricas de papel com medidas específicas, utilizando ferramentas aleatórias que estavam disponíveis para cada grupo.

Os estudantes do grupo vencedor.

The Masters – O The Masters é um programa de intercâmbio voltado ao desenvolvimento de uma geração de jovens líderes e empreendedores. O objetivo é fomentar o conhecimento multicultural e a inserção de valores como liderança, autonomia, empreendedorismo, noções básicas de eventos e finanças.

Durante duas semanas, os alunos são envolvidos em aulas, pesquisas e soluções de desafios. Além das atividades diárias, os participantes têm, ainda, a chance de visitar outras universidades e cidades como Londres e Paris.