A II Feira do Livro de Canaã de Carajás iniciou ontem (25), no Colégio Equipe. Dança, contação de histórias e palestras estiveram entre os destaques da programação. O segundo dia foi marcado por diversas apresentações culturais e visitação aos estandes da exposição de livros. O evento é aberto ao público.

A manhã iniciou com a apresentação de dança Swing da Boneca, com Rullien Polizeli e Aline Moreira. Em seguida, foi a vez do grupo Ciência em Show ganhar a atenção e os aplausos do público, ensinando e comunicando ciência de uma forma descomplicada.

Durante a tarde, a programação teve mais apresentações culturais. A contadora de histórias Lilian Ticia trouxe para as crianças o espetáculo “A Caixa de Histórias” e o casal Rullien e Aline fizeram um aulão de ritmos para o público.

O projeto Diálogos em Equipe colocou o tema “Pós-modernidade” em discussão com os jovens. Outra atividade que foi um sucesso foi a oficina de contação de histórias e mediação de leitura.

Exposição de livros, artesanato e Google For Education são destaques

As visitas aos estandes atraem um grande público ao longo do dia. Uma extensa variedade de livros, revistas e quadrinhos são ofertados. O público infantil também encontra divertidos livros educativos para aprender sobre sons, formas, animais, entre outros.

Os estudantes de outras escolas também participaram do evento. A aluna Jacinete Mendes, 12 anos, da escola José de Deus, estava visitando pela primeira vez uma feira do livro. “Eu gostei muito, a minha parte favorita foi visitar os estandes dos livros”, contou.

O professor Juan Carlos Guimarães, da escola Benedita Torres trouxe turmas do 9º ano para a feira. “Aqui em Canaã temos uma certa deficiência em trazer novidades, feiras, simpósios. Iniciativas como essa são muito importantes por conta da divulgação do hábito da leitura, do conhecimento”, elogiou. “Essa é uma oportunidade deles verem como é uma feira, ter acesso a livros mais baratos, é uma forma de estimular a leitura”, completou a professora Roberta Aguiar.

Um dos estandes de grande sucesso é o da Editora SEE, com publicações de livros didáticos, apostilas e materiais que auxiliam na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Há ainda a opção de conhecer o trabalho das mulheres artesãs de Vila Bom Jesus e Américo Santana.

A Inteceleri & Google for Education trazem para o público uma divertida experiência utilizando óculos de realidade virtual feitos de miriti.

A Feira vai até o sábado (27), no Colégio Equipe (Rua Sapucaia, 100).