Construir um espaço de debate e onde o estudante pudesse ser o protagonista nas discussões. Através deste desejo surgiu o projeto “Diálogos em Equipe” que, desde 2018, faz parte do calendário escolar do Sistema de Ensino Equipe. Temas importantes e que estão em destaque na mídia costumam ser os escolhidos para pautar os encontros.

“A ideia é trazer alguns temas polêmicos que, por mais que sejam citados em sala de aula, que é um lugar de debate, de livre pensamento nesse aspecto, às vezes não há o tempo que gostaríamos de explanar e escutar os alunos. A intenção é que a gente consiga inverter esses papéis, ou seja, os professores e os convidados estão ali basicamente para instigar os alunos, porque a fala é deles”, explica o professor Bruno Cicalise, responsável pelo projeto.

Alunos participam do projeto Diálogos em Equipe

Participam dos debates os alunos do ensino fundamental II e do ensino médio. Para 2019, estão previstos um encontro por semestre para cada etapa de ensino, em todas as seis unidades do Equipe.

Os encontros acontecem nos contraturnos das aulas e os alunos são consultados para a definição dos temas a serem discutidos. “São assuntos que a gente sabe que vão ter uma grande repercussão entre eles e eu costumo dizer que a metodologia é não ter metodologia. Os alunos começam a falar, se expressar. Acaba sendo um referencial muito bom para uma redação, por exemplo, mas também consegue fazer com que se crie um espaço que às vezes os alunos precisam para externalizar algumas situações”, afirma.

Para o professor, proporcionar esses espaços de debate é uma grande vantagem na formação e na saúde mental dos alunos. “O Equipe é vanguarda nesse aspecto devido aos valores que prega, a escola permite esse espaço, temos também o apoio da direção para que isso aconteça”.

Na última quarta-feira (13), os alunos do 9º ano, da Unidade Cristal, participaram do projeto. Eles elegeram o tema “Consumismo na Adolescência” para a discussão. Na sexta-feira (15), foi a vez dos alunos do 9º ano, da Unidade Integrado.