Falando sobre honestidade, aluna ganha premiação em concurso de redação da CGU

A aluna do Equipe, Naira Jaques de Almeida, da Unidade Cidade Nova, foi uma das ganhadoras da 10ª edição do Concurso de Desenho e Redação, realizado pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU.

Naira foi premiada em concurso de redação da CGU.

Estudante do 2º ano do ensino médio, ela se destacou e ficou entre os 3 ganhadores (sem distinção de posição) ao escrever a redação com tema “Ser honesto é legal”. Nesta edição foram mobilizados 591.473 estudantes, 20.750 professores, 2.978 escolas e produzidos 506.399 trabalhos, entre desenhos, redações e planos de mobilização.

A aluna leu sua redação sobre o tema “Ser honesto é legal”.

“Minha professora me chamou pra participar, explicou sobre o processo, o tema, a premiação e, como sempre gosto de participar desses concursos, aceitei. Fui tentando enxergar as coisas, tentando ver o que tinha no meu cotidiano sobre o tema e colocar isso de uma forma simples. Escolhi o poema justamente por isso, para que eu tivesse mais liberdade na questão da criatividade”, contou.

A professora Karolini Sales foi a orientadora de Naira.

A redação produzida por Naira, intitulada “Reação em Cadeia”, teve a orientação da professora Karolini Sales da Silva. “A Naira tem notas excelentes, com grande destaque pelo repertório que ela possui, o grau de conhecimento estrutural em relação ao texto dissertativo. O diferencial é que ela não fez dissertação argumentativa, fez um poema. Ela tem facilidade pra discutir em sala temas sociais. Conseguiu transformar a questão social em poesia”, destacou a professora.

O pai de Naira, Naor de Almeida, ressaltou a dedicação da filha aos estudos. “Ela é uma jovem dedicada, disciplinada, organizada, muito focada. É uma gratidão imensa, uma satisfação e uma alegria muito grandes, fruto dos nossos esforços”, disse.

Os familiares de Naira foram prestigiá-la na premiação.

PREMIAÇÃO – Na manhã desta quinta-feira (13), a estudante recebeu a premiação do concurso durante um evento na Universidade Federal do Pará, em alusão ao Dia Internacional Contra a Corrupção. “O Pará tem se destacado nos últimos dois anos e, coincidentemente, o Sistema de Ensino Equipe têm sido premiado. Ano passado foi nas categorias desenho e redação, e agora estamos com alegria premiando mais uma vez o Sistema de Ensino Equipe”, afirmou Joice Rocha, auditora federal de finanças e controle da CGU.

A premiação foi realizada em um evento nesta quinta-feira (13).

O objetivo do concurso era despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate destes assuntos nos ambientes profissionais.

Foram premiados os alunos autores dos três melhores trabalhos em cada categoria. As três instituições com a melhor estratégia para debater o tema também foram premiadas na categoria “Escola-Cidadã”.