Crianças autistas visitam a Casa do Equipe e outras atrações do Bosque Encantado de Natal

Cerca de 80 crianças autistas participaram da programação do Bosque Encantado de Natal, no Shopping Bosque Grão Pará. Através da intermediação do Colégio Equipe – parceiro na atração natalina – uma das sessões realizadas na cidade cenográfica foi totalmente dedicada às crianças.

As crianças são atendidas pelo Núcleo de Atendimento Educacional Especializado aos Transtornos do Espectro do Autismo (NATEE), do Governo do Estado do Pará. “Temos um modelo de atendimento para o público autista, um projeto pedagógico para atender as necessidades deles com uma equipe multiprofissional, com fonoaudiólogos, psicólogos e pedagogos”, explicou Felipe Linhares, coordenador geral do NATEE.

A visita foi realizada nesta terça-feira (04), às 17h. Para o coordenador, foi uma ótima oportunidade para os alunos e seus acompanhantes. “Nossa expectativa é sempre de fazer com que as crianças possam ter contato com outras programações, especialmente no Natal. Há uma melhora no desenvolvimento deles, eles falam sobre a visita, fazem desenhos sobre o que assistiram”.

Adelina Furtado levou seus dois filhos, Fábio Alexandre e Paulo José, para a programação e contou que eles aproveitam muito a experiência. “Viemos ano passado e não queríamos perder esse ano. Geralmente é muita cor, luzes que chamam a atenção. É muito bonito o espetáculo de dança e tudo alusivo ao Natal”.

Márcia Nascimento acompanhou o filho, Gabriel. Segundo ela, os momentos vividos ali ficam na memória dele. “Ele gosta dessa magia do Natal, assiste muitos dvd´s relacionados à isso e já sabia até cantar as músicas que tocaram aqui. Na volta, ele fica cantando a semana inteira”.

Ainda neste dia, o NATEE concedeu ao Colégio Equipe um certificado de reconhecimento de empresa amiga da pessoa com TEA (Transtornos do Espectro do Autismo), em referência a Lei 12.764 e ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. “É uma forma simbólica de agradecer esse espaço que o Equipe abriu e possibilitou que nossas crianças e suas famílias pudessem desfrutar”, disse o coordenador.

BOSQUE ENCANTADO – A cidade cenográfica permite aos visitantes um passeio pelo mundo da magia natalina. Uma das principais atrações é a casa montada pelo Equipe, onde as crianças podem encarar o divertido desafio de atravessar obstáculos com cordas.

O Bosque Encantado também apresenta shows em quatro palcos: a Incrível Carpintaria de Natal, Delícias da Mamãe Noel, Presente de Noel e Fábrica dos Duendes.