Equipe conquista a maior nota do Pará na Olimpíada Brasileira de Biologia

18/05/2018

Primeira participação e uma série de grandes resultados, incluindo a maior nota do Pará. Assim pode ser resumido o desempenho do Equipe na XIV Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB). Em sua estreia na competição, o colégio mostrou porque é referência em ensino e aprovações na Região Norte.

A disputa teve início em fevereiro, quando 800 estudantes realizaram a prova de 30 questões de múltipla escolha. Do montante estadual, 233, quase 1/3, eram alunos do Equipe.

Na 2ª fase, composta de 100 questões objetivas, 85 estudantes representaram o Pará, sendo 29 alunos das unidades Equipe. Foi aqui que Daniel de Oliveira Mackert, do Convênio da Gentil, se destacou ao obter a maior nota do Estado. Os 15 primeiros lugares nesta etapa prosseguiram na competição, em busca de uma vaga na Olimpíada Internacional de Biologia.

Com 4 professores exclusivos de Biologia no Ensino Médio, o Equipe tem investido em competições e projetos que estimulam o aprendizado, habilidades e competência na disciplina.

Professores Enrique Campelo e Jackson Pinheiro com Daniel

Durante dois meses foram oferecidas aulas preparatórias aos participantes, no turno da tarde. Além delas, Daniel ainda adicionou uma rotina intensa de estudos em casa. E àqueles que desejam participar no próximo ano, ele dá uma dica: dedicar tempo tanto à leitura das matérias quanto à resolução de exercícios. “Acho que o ideal é ter um balanço dos dois e conhecer a prova, resolvendo as edições dos anos anteriores”, afirma.

Com a medalha no peito, sorriso leve e constante, Daniel não nega a felicidade – nem o nervosismo – em ter o reconhecimento da organização da OBB. Largar a medalha, só se for pra deixá-la em destaque, em casa. “Vai ficar à mostra, num lugar bem visível”, brinca.

OBB

A Olimpíada Brasileira de Biologia é um concurso externo promovido anualmente pelo Instituto Butantan, sediado em São Paulo. Há 14 anos, a competição tem o objetivo de despertar o interesse do estudante pela Biologia, estimulando a apresentação de soluções criativas aos problemas propostos, além de aproximar a universidade do Ensino Médio, antecipando a divulgação das inovações científico-tecnológicas.